segunda-feira, março 24, 2008

Afaste o "pecado da gula"

A tentação está dentro de casa e nem percebemos. Mas, conseguimos sentir sua energia negativa. Sem querer, muitas pessoas têm alimentado um ou mais dos pecados em seu ambiente residencial: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, orgulho e preguiça.

Utilizando o Feng Shui, qualquer pessoa pode deixar o ambiente com energias harmonizadas e as pessoas com energias equilibradas. Assim, todos irão se sentir bem, viver bem e se alimentar melhor.

Uma alimentação equilibrada nos dá mais vida e bem-estar. Ao contrário, o excesso de alimentação vai fazer muito mal ao corpo e à mente. Podemos despertar o pecado da gula, o comer compulsivamente, por vício ou por nervosismo e angústia.

Quando comemos em demasia, depressa e sem parar, estamos no caminho da obesidade, do excesso de gordura que irá afetar negativamente na saúde física e psicológica. Com toda certeza, o excesso de peso irá acarretar nas pessoas uma baixa auto-estima, uma péssima auto-imagem, trazendo ainda mais angustia. É um circulo vicioso perigoso. Para piorar o quadro da obesidade, junte ainda o sedentarismo.

Para acabar com este pecado, devemos tomar uma série de medidas extremas: ter muita força de vontade para mudar a situação, fechar a boca, fazer um trabalho de autovalorização, consultar um nutricionista ou médico para mudar e melhorar o cardápio, comer devagar e sem stresse. Fazer exercícios físicos, trabalhar a ansiedade, ser positivo e rir das situações.

O ambiente onde você fica muito tempo, seja em casa ou no trabalho, também deve ser analisado, pois interfere no sucesso ou fracasso do combate da gula. Neste ponto, o Feng Shui pode ser aplicado para harmonizar o ambiente.

Veja dicas:


As cores da gula: Isto mesmo, existem cores que abrem o apetite. Muito cuidado com excesso das seguintes cores nos ambientes: vermelho, amarelo e laranja. São cores que aguçam nosso apetite. O excesso de vermelho estimula também nossas angustias.

Atenção ao estímulo visual: preste muita atenção para evitar que tenha nos ambientes imagens de comida. Nada de pacotes de biscoitos, cesta de pães e massas e quadros de natureza morta espalhada pelo ambiente.

Fique de olho do excesso de energia: a angustia e nervosismo podem ser causadores da gula. Por isso, devemos procurar combater nos ambientes os excessos de energia, que podem aumentar estes problemas.

Distância da cozinha: se ao chegar em casa o primeiro lugar que você vê é a cozinha, você sem querer esta estimulando sua gula. Inconscientemente, ao ver a cozinha estamos estimulando nosso apetite. Você resolverá este problema mantendo a porta da cozinha sempre fechada.

Atenção ao “beliscar”: quando estamos preparando alimentos na cozinha, a tentação de “beliscar” um pouquinho de tudo é uma constante e um perigo para nossa dieta. Para que isso não ocorra, devemos ter nossa atenção desviada para um ponto fora da casa ou para uma TV ligada, mas não cozinha.

Comer devagar: não tem coisa pior para engordar do que comer com pressa. Fique atento para que o ambiente não tenha pontos que aceleram o processo de alimentação como, por exemplo, o excesso de cor vermelha. Evite também discutir durante as refeições ou falar ao telefone.

Desacelere: relaxe na hora de comer. Use toalhas e utensílios azuis, que dão sensação de tranqüilidade. Escute músicas agradáveis e relaxantes. Tenha conversas calmas e alegres durante as refeições. Se gosta de ver TV, procure assistir a programas leves e alegres.

Pratique o desapego: alguns terapeutas falam que excesso de gordura são camadas de proteção dos problemas do dia-a-dia e muito apego. Em geral, pessoas muito apegadas têm a tendência de guardar muitas coisas em armários e quarto da bagunça. Então, para começar a perder peso, é preciso se desapegar. Levante-se imediatamente e doe o que não tem mais serventia.


Fonte: Terra Exotérico

3 comentários:

Miss Blueberry disse...

Adorei essa matéria, amiga! Olha, espero que vc melhore de humor nesta semana, viu? Resolveu aqueles problemas?

Beijos!

Miss Blueberry disse...

Ai, amiga, não fica mal não. Como eu te disse: se não der certo agora, vai dar uma hora. Vc e seu marido são jovens, tem muito chão pela frente. Creia nisso ;).

Beijos!

Miss Blueberry disse...

Dê uma olhada no meu post de hj
(terça-feira).

;), beijos!

Você sempre vem aqui?