terça-feira, abril 01, 2008

5 sentidos a seu favor






Para fortalecer a auto-estima, levantar o astral, controlar a ansiedade e realçar ainda mais a beleza, recorra a rituais e tratamentos que estimulam visão, tato, olfato, paladar e audição.



1. De olho no bem-estar


A VISÃO é o sentido que fornece maior volume de informação ao cérebro. Daí seu poder transformador, segundo a terapeuta holística Marietta Canossa, da Costa Rica, que esteve recentemente no Brasil. Ela recomenda um simples ritual: sente-se em um local calmo, coloque uma folha de papel rosa – cor que estimula o amor-próprio – na frente e afixe uma foto sua. Mire a imagem e analise os pontos que gostaria de mudar. “Se acha que está gorda, imagine-se mais magra. A idéia é transmitir ao cérebro o desejo real de mudar, se conscientizar e lutar para alcançar seu objetivo”, diz. A naturóloga Mariana Alves Corrêa, do Ortis Spa Urbano, em São Paulo, aposta no poder das cores aliado à acupuntura sem agulhas: a colorpuntura estimula os mesmos pontos da técnica milenar e é realizada com uma caneta com ponta de cristal de quartzo que emite luzes coloridas. Ela é posicionada sobre os chacras para aliviar dores e promover o bem-estar. “As cores yang (amarelo, laranja e vermelho) energizam e as yin (verde, violeta e azul) acalmam.”


2. A força do som


A AUDIÇÃO afeta nossa saúde e beleza. Ruídos do mal (a chamada poluição sonora) causam insônia, stress e rugas. Para libertar a mente do barulho, a terapeuta Leila de Souza Pinto, do Lesedi Spa Holístico, em São Paulo, aconselha você a entoar mantras – sons ancestrais que harmonizam as pessoas e o ambiente e podem ser pronunciados em qualquer lugar, até mesmo no trânsito, para relaxar. Faça assim: repita várias vezes Om (mantra que equilibra e acalma) e Shanti (o mantra da paz). Os especialistas acreditam que as vibrações produzidas por esses sons resgatam bons sentimentos e que sua repetição interrompe a enxurrada de pensamentos descontrolados. “O mantra aquieta e amplia a percepção”, diz Leila. As palavras também podem estimular a sua autoconfiança e ajudá-la a acreditar em si mesma. Repita frases de poder, como ‘eu me amo’. Nos primeiros dias, faça isso em silêncio. Quando perceber que as palavras foram interiorizadas, diga-as em voz alta”, sugere a terapeuta Marietta Canossa. O som trabalha os pontos energéticos que correspondem a determinados órgãos do corpo. A terapia acutone usa um instrumento musical no lugar das agulhas da acupuntura. O diapasão, uma haste de metal, é encostado na pele e emite uma nota sonora constante, que vibra nos meridianos a serem tratados. “É rápido e indolor”, diz o professor de medicina chinesa Henrique Cirilo, de São Paulo.


3. Aroma de felicidade


O OLFATO tem relação direta com as emoções e o comportamento, alterados por certos tipos de cheiro – o desafio está em escolher os aromas e os óleos essenciais cor retos. Para isso, invista na nova geração de incensos. Hoje, o milenar bastão tem status de perfume de grife. Ele pode reunir até 400 componentes”, diz o químico José Roberto Giffoni, de São Paulo. “O incenso com aroma de cacau e canela atrai boa sorte nos negócios, o de figo estimula o jogo de sedução e é ideal para um encontro amoroso.” A mistura de aromas de condimentos pode amenizar a insônia, por exemplo. Recheie o travesseiro com linhaça, cravo, canela, pimenta e junte lavanda, que afasta a depressão e confere um sono tranqüilo. Seu perfume favorito pode ser um poderoso aliado: a terapeuta Marietta Canossa explica que, ao elegermos uma fragrância, mandamos uma mensagem ao cérebro para nos sentirmos belas. Os centros estéticos já se renderam às terapias holísticas para deixar você bonita e zen. O tratamento Fast Relax, da rede Jacques Janine, começa com uma esfoliação corporal feita com sal da Malásia e flores de lavanda. Enquanto isso, dois aparelhos liberam vapor aromatizado pelo corpo, imitando o efeito da sauna e eliminando as toxinas. “Uma chuveirada energizante completa o ritual”, diz a terapeuta Elaine Cedotti.


4. Sabor que emociona


O PALADAR é o resultado de uma combinação de sensores localizados na língua e no nariz, e esse sentido está ligado diretamente à visão e ao olfato – afinal, só temos vontade de experimentar alguma coisa se ela tiver cheiro e aspecto bons. Para promover o bem-estar pela boca, você pode investir nos florais, que, pingados embaixo da língua, carregam a energia positiva das flores para tratar stress, desânimo e inseguranças. Mas é importante consultar um terapeuta especializado para que ele desenvolva uma mistura específica para seu caso. “Indico a essência floral Crab Apple para quem precisa de uma injeção de auto-estima”, diz a terapeuta Marietta Canossa. Tomar chás também é ótimo. O terapeuta Marcus Ginjas, do Spa Satsanga, do Resort Vila Galé Marés, na Bahia, recomenda a bebida para começar ou finalizar qualquer tratamento que envolva os sentidos. “O thai tea, por exemplo, é um chá de boas-vindas que oferecemos aos hóspedes. É uma mistura gelada de chá verde (antioxidante) com gengibre (descongestionante) que combina com o verão.” Quer preparar um poderoso chá afrodisíaco para esquentar a relação? “Junte a quantidade que quiser de mel, açúcar queimado, pétalas de rosas orgânicas e deixe descansar por 24 horas. No dia seguinte, dilua a mistura em água, adicione corante alimentício vermelho, leve para ferver, coe e sirva ainda quente”, explica a tera peuta Elaine Cedotti.


5. Toques de amor


O TATO, conhecido como o sentido do autoconhecimento, pode ser ativado de várias maneiras: espalhar um creme no corpo é uma forma de despertar a sua be leza interior, especialmente se a composição trouxer algum benefício também para a alma. A terapeuta Luciana Chammas, da Healing Essências Florais, que importa os lorais de Bach para o Brasil, ajudou a desenvolver o Creme Equilíbrio, para ser massageado no rosto e nas têmporas em situações de baixo-astral. “É elaborado com o Five Flowers, floral emergencial que combina cinco tipos de flores, além de Crab Apple e óleo essencial de gerânio", conta.




Um comentário:

l'etranger disse...

e o sexto????????
sim, o do coração!!!

Você sempre vem aqui?