terça-feira, fevereiro 19, 2008


Segundo a neurolingüística, pensar positivamente ajuda a organizar as idéias e emagrecer. Use e abuse dessa técnica. A programação neurolingüística (PNL) é uma das táticas mais usadas pelos grupos de emagrecimento. Desenvolvida a partir da década de 70 nos EUA, ela auxilia na perda de peso à medida que deposita na linguagem a responsabilidade pela organização dos pensamentos e do comportamento.
Uma das recomendações, por exemplo, é evitar o uso das frases negativas para potencializar as qualidades pessoais e conquistar mais facilmente os objetivos, independentemente do tipo ou grau de dificuldade.

É preciso estabelecer metas;
Valorizar os resultados conseguidos;
Ter flexibilidade para continuar mudando a forma de se comunicar até atingir os objetivos;

Quer tentar? Então confira o que precisa ser reformulado no seu dia a dia para ter sucesso na balança:
1- Pare de botar a culpa da sua gordura em algo externo!

Frases do tipo “parar de fumar engorda”, “toda vez que estou ansioso como muito” ou “engordei porque casei” passam a ser verdadeiras a partir do momento em que você acredita nelas ou as repetem com freqüência.

2- Diga “estou gordo(a)” em vez de “sou gordo(a)”. Enquanto a primeira afirmativa soa como algo momentâneo, a segunda é entendida pelo cérebro como uma característica da personalidade, o que costuma dificultar o emagrecimento.

3- Use frases afirmativas. Em vez de dizer “eu não vou comer doces”, diga “eu quero comer saladas”. De acordo com a PNL, quando você diz o que não quer, lembra-se justamente do que pretende esquecer: Por exemplo se alguém lhe disser para não pensar num coelho vermelho, automaticamente pensará nele. O mesmo vale para os alimentos.

4- Tente sair da rotina. Tire um dia da semana para fazer tudo diferente: sente-se à mesa em outro lugar, use um prato diferente do que o de costume ou coloque uma música calma de fundo na hora da refeição. Vale também, por exemplo, experimentar um alimento que você sempre recusou por acreditar que não gostava. Ao fim desse dia de testes, repare como se sente; se está mais disposto ou não; se está com fome ou saciado; ansioso, etc. Faça a avaliação e veja se vale a pena mudar algo.

5- Detalhe o que você quer. Ao afirmar que quer comer salada, por exemplo, diga qual o tipo, a quantidade, o tempero, etc. De acordo com a PNL, quando você explicar bem o que quer, e enfatiza todos os pormenores, fica mais fácil atingir o objetivo. Por isso, em vez de dizer “eu quero emagrecer”, diga “eu quero emagrecer 5 quilos até o fim do ano”.

6- Planeje, minuciosamente, aonde quer chegar. Imagine como será quando emagrecer e descreva-se por si mesmo, especificamente onde estará, o que vai estar vestindo, comendo, fazendo etc. Quanto mais completo for o “cenário”, mais o seu cérebro poderá ensaiá-lo e perceber as oportunidades – quando surgirem- para atingi-lo.

7- Estabeleça prazos. Dividindo seus projetos por etapas você poderá calcular com maior facilidade quanto tempo irá gastar para atingir suas metas e identificar quais são as dificuldades.

8- Veja quais ferramentas podem ajudá-lo a alcançar os seus objetivos. Quais são os meios para iniciar e manter sua meta? De que precisa? Como vai obtê-la? Isso tudo precisa ser avaliado. Você pode concluir que caminhar é importante no seu emagrecimento. Mas, se tiver alguma dificuldade para fazer esse exercício, deve planejar quanto antes como solucionar o problema.

9- Crie meios para enxergar que está no caminho certo. Anote o que está comendo para auxiliar no controle alimentar. Use a caderneta onde está anotado seu peso para que perceba, de modo mais fácil, os seus avanços. Assim você vai ter sempre motivos para continuar.

10- Identifique quais são os gatilhos da sua fome. Repare: qual o horário e local que você costuma repetir as refeições ou atacar o pacote de bolacha? Existe algum cheiro ou situação que estimula ainda mais o seu apetite? Em caso de resposta positiva, comece a evitar essas ocasiões criando alternativas, como caminhar, ler um livro ou iniciar outra atividade que desvie sua atenção nesses momentos.

11- Lance metas que dependam apenas de você. Isso evitará o cancelamento da caminhada ou a ida à academia porque sua amiga não pode acompanhá-la. Não espere que seu marido ou mãe se comprometa com o seu emagrecimento, este é um compromisso seu.

12- Espelhe-se nas pessoas ao seu redor. Preste atenção e verá que existem muitas pessoas ansiosas, casadas, atarefadas, que têm um dia a dia agitado, muito parecido com o seu, mas que ainda assim são magras. Descubra o que elas fazem de diferente e como conseguem ser bem sucedidas no que diz respeito ao corpo.

Nenhum comentário:

Você sempre vem aqui?